Pontos turísticos: Fortes do Guarujá!

 

Oi Abigas,

Eu não sei se muitas sabem, mas desde pequena eu ia para São Paulo, pois sempre tive família lá. Então a ligação com o Estado vem de longa data. Já passei várias férias em São Paulo, e um dos lugares delícias da minha infância é o Guarujá <3.
Esse post é de alguns pontos turísticos, principalmente Fortes. Espero que vocês gostem!!!

forte-andradas.2

Você sabe o que são Fortes? Geralmente situados à beira do mar, tratam-se de barreiras fortificadas de pedra ou terra. Antigamente, serviam como proteção e resistência aos combates ou invasões de outros países. Hoje, as fortalezas são verdadeiras preciosidades para visitação e contemplação. E você, já conheceu algum? Gostaria de conhecer os Fortes do Guarujá? Então acompanhe um pouco mais sobre a história por trás deles e programe-se para conhecê-los em sua ida à região!

Vamos começar com um ponto turístico muito interessante para quem deseja conhecer a história do Guarujá: o Forte dos Andradas. Localizado na praia de Munduba, ele foi inaugurado em 1943 para defender a área de entrada da Baía de Santos. Ali, há túneis, câmaras e elevadores embutidos na rocha e, do topo, é possível ter uma vista incrível de todas as praias do Guarujá e da baía de Santos. Extremamente bem cuidado até hoje, tornou-se um patrimônio cultural do Guarujá e oferece, aos visitantes, um passeio gratuito com o acompanhamento de guia turístico.

forte-andradas.1

Mais um belíssimo atrativo do Guarujá, a Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande surpreende os turistas que adoram cada detalhe da história! Foi erguida durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola em um esporão de rochoso em frente ao estatuário de Santos, em 1584. A obra, que contava com paredes e muralhas espessas construídas com grandes blocos de pedra, óleo de baleia e cal de sambaqui, fora desativada em 1911. Após alguns anos abandonada, foi reinstaurada com o apoio da Universidade Católica de Santos e tombada pelo IPHAN em 1964.

Atualmente, também dispõe monitores que explicam os detalhes do local, mostram a exposição de fotos da recuperação da Fortaleza, tudo de forma gratuita. Se optar pela viagem de barco até Santos, pagará menos que R$ 3,00. O contato com a arquitetura e cada característica passada fazem com que o visitante realmente se sinta parte da história do Brasil. Há famílias que, inclusive, passam o dia nos arredores do Forte, uma vez que o local é calmo até mesmo para as crianças brincarem. Está localizada entre a praia do Goés e Santa Cruz dos Navegantes.

A chamada Ponta da Baleia, no Guarujá, também traz muita história com o Forte São Luiz, construído na segunda metade do século XVIII. Localizado em uma encosta íngreme, as próprias rochas que o cercam eram responsáveis por impedir o desembarque de inimigos, pela sua disposição natural. Se quiser contemplá-lo, terá que encarar uma trilha em mata fechada, com caminhada por cerca de uma hora.

Entre as Fortalezas próximas do Guarujá, ainda há uma que se destaca: a do Itapema. Como uma das mais antigas edificações do Brasil – construída no século XVI para proteger o porto de Santos dos invasores – ela foi erguida em uma única rocha do lado esquerdo do estuário, no bairro do Itapema, distrito de Vicente de Carvalho. Por ter anos de história, passou por momentos diferentes de abandono e reformas, até que, hoje, é responsabilidade da Alfândega de Santos e pode ser vista a partir do centro de Guarujá, em passeios marítimos.

No seu planejamento de viagem, antes de pegar a estrada, consulte o site http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/guaruja/ e faça sua reserva numa das pousadas no Guarujá.

E para mais informações sobre pousadas no Guarujá acesse: http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/guaruja/

Essa é uma diquinha para vocês que gostam de história e querem conhecer mais sobre a região. Já fiquei por lá na Praia do Tombo e é maravilhosa!!!!!

Beijo Abigas ❤

Anúncios

Marcado:, ,

Um pensamento sobre “Pontos turísticos: Fortes do Guarujá!

  1. Belle Almeida 18 de maio de 2017 às 09:28

    Amando que você voltou com o blog!!!!!!
    Bem vinda de volta 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: